AÇÃO DA ONG CABELEGRIA RESGATA A AUTOESTIMA DE PACIENTES ONCOLÓGICAS NO HOSPITAL MUNICIPAL DR. MOACYR RODRIGUES DO CARMO

O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, recebeu, nesta quinta-feira (17), uma ação especial, promovida pela Organização Não Governamental Cabelegria, instituição reconhecida nacionalmente pelo trabalho de resgate da autoestima de pacientes em tratamento oncológico. A ação, com doações gratuitas de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer, aconteceu em parceria com o Centro de Oncologia que funciona no HMMRC, por meio de uma gestão mista da Prefeitura de Duque de Caxias com o Governo do Estado.
A organização Cabelegria, que já transformou mais de 420 mil doações de cabelo em mais de 13 mil perucas, levou para o hospital o seu Banco de Perucas Móvel – um caminhão adaptado e totalmente equipado para acolher e para atender pacientes com muito carinho e respeito. A diretora Juliana Joaquim falou sobre o trabalho da organização.
“A Cabelegria é uma organização não governamental que faz doações de perucas a pacientes em tratamento oncológico. Viemos de São Paulo, onde é a nossa sede, para fazer essas entregas no Rio de Janeiro, e a nossa expectativa é fazer muitas mulheres felizes com esta entrega aqui no Hospital Moacyr do Carmo”.
A Ong recebe cabelos doados, transforma-os em perucas, que são entregues gratuitamente a pacientes com câncer. O cabelo precisa ter, pelo menos, 10 centímetros de comprimento e pode conter qualquer tipo de química. A doação pode ser feita por correio ou em postos de coleta, informados no site da Cabelegria (https://www.cabelegria.org/).
A Diretora do HMMRC, Dra Vanessa Vazquez, falou sobre a importância da doação de perucas, uma ação que visa devolver confiança, dignidade e amor a quem enfrenta a perda capilar durante a quimioterapia.
“É um ato importante, que reforça a autoestima e o autocuidado dessas pacientes, e que tem uma influência muito positiva no tratamento. É uma atitude grandiosa e que nos deixa muito felizes e agradecidos”, declarou Dra. Vanessa Vazquez.
Para tornar o momento ainda mais especial, antes da entrega das perucas, as pacientes foram atendidas por uma maquiadora voluntária, com o objetivo de promover ainda mais autoestima, cuidado e acolhimento emocional. Regilene Costa Dias, que é moradora de Duque de Caxias e faz tratamento no Centro de Oncologia, era uma das mais ansiosas enquanto aguardava para ser maquiada e receber a tão sonhada peruca.
“Há um ano, eu recebi o diagnóstico de câncer de estômago. Passei por cirurgia, por quimioterapia e hoje estou aqui, me sentindo linda com a minha peruca. Estou muito feliz e agradecida a Deus, aos profissionais do Centro de Oncologia e a todos que fazem parte desta ação tão especial!”, disse a feliz Regilene.
Para o Diretor do Centro de Oncologia do HMMRC, Dr. Edmar Lopes da Silva Neto, ações como essas trazem mais leveza ao dia a dia dos pacientes e de seus familiares.
“Esse é um movimento que busca ampliar a atenção à saúde oncológica. Não é apenas o doente que perdeu o cabelo, é a mãe, filha, irmã de alguém, e que precisa receber esse cuidado, além do remédio e da cirurgia. Organizações como essa trazem para essas pacientes um sentimento de que o câncer não é o fim!”.
Inaugurado em março de 2021, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e Governo do Estado, o Centro de Oncologia do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo conta com serviços de quimioterapia, de hormonioterapia, de imunoterapia, de internações clínica e médica. O atendimento na unidade é feito por intermédio de encaminhamento pelo Serviço Estadual de Regulação (SER-RJ).
O Centro de Oncologia funciona anexo ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), localizado na Rod. Washington Luiz, 3200 - Parque Beira Mar, Duque de Caxias – RJ.